sexta-feira, 30 de setembro de 2016

Valão ou rio?

No desenvolvimento das atividades do projeto "Água na bacia", percebemos que o termo valão é bem utilizado por nossos alunos em frases como "Tem um valão que passa perto da minha casa", "O valão que passa no bairro tal". Então vamos entender, para melhor definir.

Valão é um termo popular, pejorativo, que surgiu para definir uma "vala de esgoto". Assim, quando chamamos um rio poluído de valão, temos a ideia de que esse rio é, na verdade, uma "vala de esgoto" que deve ser canalizada e pavimentada. A grande expectativa e desejo da população é ver esses "valões" canalizados e 'escondidos' sob o pavimento, escondendo assim, um problema sem proporcionar uma solução efetiva.

Quando chamamos um rio poluído de "rio", lembramos que um rio não deve receber esgoto sem tratamento, que deve ter suas margens preservadas e que a sua preservação é importante para a natureza, permitindo que as pessoas desejem por uma melhor qualidade para aquele corpo d'água, voltando a ser visto como um recurso hídrico, que deve ter preservada as suas oportunidades de uso.

 Corpo fluvial que deságua no Rio Marinho, conhecido como Rio Maria Preta
Foto: Maike Cunha
Corpo fluvial que deságua no Rio Marinho, conhecido como Rio Maria Preta
Foto: Maike Cunha

Nenhum comentário:

Postar um comentário