Bacia urbana e convencional



Bacias Hidrográficas urbanas

A bacia hidrográfica pode ser compreendida como sendo uma área drenada por um rio principal e seus afluentes. São áreas limitadas por divisores de água, regiões mais elevadas do relevo. Além de divisores de águas, rio principal e seus afluentes, as bacias hidrográficas são compostas por rochas, solo, vegetação e ocupação. Este seria um conceito básico para uma bacia hidrografia. Entretanto, têm-se diferenças significativas entre aquelas bacias hidrográficas que se localizam em áreas rurais para aquelas que se encontram em áreas urbanas. 

Quanto a bacias hidrográficas localizadas em áreas rurais compreende-se como sendo aquelas que estão fora das áreas urbanas que possuiu grande densidade de edificações. Seriam espécies de bacias hidrográficas “convencionais”. Onde os cursos dos rios estariam em acordo com as formas de relevo. Onde a presença da vegetação, especialmente a vegetação nativa, contribui para que o processo de erosão do solo não seja muito intenso, pois a vegetação intercepta parte da água da chuva, diminuindo assim o impacto das gostas de água sobre o solo. E finalmente, onde grande parte das águas da chuva se infiltra no solo. Esse último fenômeno é de fundamental importância para o abastecimento do lençol freático, alimentando os corpos d’água, proporcionando assim sua perenidade. Na imagem 01 pode ser visualizada uma bacia hidrográfica “convencional”. 

Imagem 01: bacia hidrográfica “convencional”. 

















 Fonte: Google Earth e Geobases 2010.


Quanto às bacias hidrográficas urbanas, compreendem-se como sendo aquelas bacias que se encontram em áreas urbanas, marcadas pela interferência do homem por meio de edificações, pavimentações, canalizações, retificações de rios, entre outros, que acabam por reduzir drasticamente o processo de infiltração de água no solo e favorecem o processo de escoamento das mesmas. Esse que ocorrem mais rapidamente e de forma mais concentrada, gerando, em muitos casos, problemas relacionados às inundações. Além disso, nas áreas urbanas ocorre uma mistura das águas pluviais (água provinda das chuvas) e das águas servidas (provenientes de uso doméstico, comercial e industrial), que, em muitos casos, são conduzidas juntamente com as águas pluviais, não havendo sistemas de recolhimento e escoamento individualizado o que motiva a poluição das águas. Essas particularidades impactam negativamente uma bacia hidrográfica, pois interferem nos processos físicos da bacia e ao mesmo modificam a qualidade da água e consequentemente a organização da vida nesses ambientes. Na figura 02 pode ser visualizados alguns elementos das bacias hidrográficas urbanas. 

Imagem 02: bacia hidrográfica urbana. 
  














Fonte: Google Earth e Geobases 2010.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário